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  • Procyon Informática

Jornada de Compra de um sistema



É comum ficarmos receosos quando precisamos tomar a decisão pela troca de sistemas da empresa.

Experiências negativas vivenciadas em trocas anteriores ou relatadas por outros lhe deixa inseguro, e isso é perfeitamente compreensível.

Afinal, com qual periodicidade você troca de sistemas ?

Invariavelmente a resposta ´é de anos em anos, numa periodicidade longa.

A grande "sacada" aqui é você pensar no processo como uma "JORNADA DE COMPRA", composta de etapas que lhe deixará seguro para a tomar a decisão de troca.

Mas antes disso, sugiro que se faça uma reflexão sobre o processo de compra da sua empresa com seus fornecedores.

Via de regra suas compras são de produtos que você conhece e feitas com frequência onde os critérios de decisão são baseados em preço e prazo de entrega.

É normal você querer comprar um sistema para  seu negócio desta forma, afinal, assim é seu jeito de trabalhar.

Outra situação é quando a empresa em que você está cotando o sistema direciona para o fechamento do negócio sem cumprir as etapas da jornada de compra, com isso você acaba por conhecer as funcionalidades do sistema quando ela já estiver em funcionamento na sua empresa e isso poderá lhe trazer surpresas desagradáveis.

Em ambas as situações as possibilidades de insatisfação com a compra torna-se grande.

A chave da questão é alinhar o processo de compras entre quem está comprando e quem está vendendo para fazer uma compra mais segura.

Nosso vivência em venda e implantação de sistema nos permite tratar isso sob o formato de "JORNADA DE COMPRA", e é isso que compartilhamos neste blog com nossos leitores.

Etapas da JORNADA DE COMPRA:

Dividimos em 5 etapas:

- Qualificação - Mapeamento - Reunião - Proposta - Plano de Ação

QUALIFICAÇÃO:

Nesta etapa é feito os contatos inicias para alinhamento do escopo do trabalho, definindo os objetivos a serem atingidos.

Este escopo irá nortear todo o trabalho ao longo da Jornada de Compra.

MAPEAMENTO:

Nesta etapa é feito uma imersão nos processos operacionais e avaliado como o sistema irá atender as necessidades do cliente.

Ao final deste mapeamento espera-se um pleno entendimento dos processos do cliente e mostrar como nosso sistema irá ajudar resolvendo os problemas identificados e melhorando o desempenho da sua empresa.

REUNIÃO:

Nesta etapa é mostrado as funcionalidades do sistema e como ela irá solucionar as questões identificadas na etapa de mapeamento.

Ao final desta reunião espera-se que o cliente conhece as funcionalidades do sistema e consiga avaliar o impacto da implantação do sistema na sua empresa.

PROPOSTA:

Nesta etapa é definido as funcionalidades que serão implantadas e o valor do investimento para a solução.

Ao final da proposta espera-se que haja concordância entre as partes do que está sendo comprado, do que será implantado e das condições comercias.

PLANO DE AÇÃO:

Nesta etapa é definido a data em que o sistema irá iniciar na empresa.

Um plano de ação com as tarefas, datas e responsáveis é montado conjuntamente entres as partes.

Este plano de ação irá nortear a implantação do sistema na empresa.

Minha sugestão é que todas as etapas sejam cumpridas, uma a uma, nesta ordem, aprofundando-se o quanto for necessário em cada uma delas, garantindo assim um melhor resultado para sua compra.

Esperamos que este post possa ajudar você e sua equipe no processo de escolha do sistema.

Até a próxima.


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