Buscar
  • Procyon Informática

Como vender e lucrar mais com o Mercado Livre

Atualizado: 31 de Out de 2019



A venda de peças automotivas pela internet é um mercado em constante expansão e precisa ser uma das estratégias dos lojistas para vender e lucrar mais. Em 2018, o número de brasileiros comprando pela internet chegou a 52 milhões de pessoas.

No Mercado Livre, o maior marketplace brasileiro, a categoria de peças automotivas ocupa a 10ª colocação entre mais de 2.800 categorias e subcategorias de produtos, uma oportunidade que precisa estar nos planos comerciais da sua empresa.

No entanto, muitos lojistas ainda têm dúvida sobre como iniciar suas vendas online, desde a configuração até a integração com seus sistemas para controlar o estoque. É por isso que os especialistas da Procyon anunciam uma novidade que vai facilitar a venda pelo Mercado Livre.

Trata-se da integração do ERP da Procyon com o Mercado Livre. Isso significa que teremos condições de oferecer a você toda a gestão de produtos pelo site do Mercado Livre numa única ferramenta. A integração além de fazer a gestão das vendas realizadas pelo Mercado Livre ainda irá eliminar alguns processos que são feitos manualmente.


Como vender pelo Mercado Livre


Mas você sabe como vender pelo Mercado Livre? Nossos especialistas selecionaram três informações importantíssimas para você começar a rentabilizar pela internet.


1. Definir os processos, procedimentos e equipe pela venda no Mercado Livre


Por mais que os aplicativos ajudem no processo de vendas, é fundamental implantar a cultura da venda pela Internet, já que a dinâmica é muito diferente da venda física.


Para isso, é necessário atribuir funções para sua equipe e treiná-la nos processos e procedimentos. As pessoas envolvidas devem garantir que o próximo item da nossa lista aconteça de fato.


2. Como rentabilizar uma venda no Mercado Livre


Para você ter lucro pela plataforma, você precisa estar atento a essas três características interligadas:


Preço, Reputação e Frete.


Preço: é fator de decisão de compra pelo seu anúncio e chegar ao melhor valor depende da sua reputação e do custo do frete para envio da mercadoria.


Reputação: significa a eficiência das suas vendas, como cumprimento de prazos de entrega e conformidade entre o que foi comprado e entregue.


Frete: o calculo do frete é variável e depende da sua reputação, do tamanho e peso do volume e se o envio será por Correio ou Transportadora, devendo compor o valor da publicação da mercadoria. Quanto maior variedade de composição de envio, melhor ao consumidor final.



3. Ter um sistema que apoie o processo de venda no Mercado Livre


O sistema da sua empresa tem que estar integrado ao do Mercado Livre para que os processos aconteçam de maneira fluida e sem atropelos.O sistema deverá ajudar a compor o melhor preço para o produto anunciado, administrar níveis de estoque, possibilitando ações de pausa ou cancelamento do anúncio, bem como geração de pedido de venda automático conforme as compras sejam confirmadas no Mercado Livre.


Sem essas etapas, muitos processos são feitos de forma manual e podem causar possíveis erros.


E isso traz impacto direto sobre as vendas por conta da reputação da loja, um dos principais itens que os compradores levam em consideração na hora de avaliar uma loja.


Consultoria de ponta a ponta para você lucrar mais


De forma resumida, confira como é o processo para efetivar uma venda pelo Mercado Livre:


- Efetivação de um cadastro

- Criação de anúncios (produtos individuais ou Kits com diversos produtos). A qualidade da foto é um dos itens que os compradores avaliam.

- Ao ativar os anúncios, sua loja online já está ativa.

- Após efetivação da compra, o vendedor recebe e-mails informando que o produto foi vendido

- O vendedor providencia o envio do produto para o cliente


O cliente recebe o produto e libera o pagamento para o Vendedor.


Está pronto para lucrar mais pela internet? Nosso produto Siareweb tem integração com o Mercado Livre e muitas outras facilidades que conectam sua empresa a potenciais compradores.

Entre em contato com nossos Consultores de TI e tire todas as suas dúvidas sobre como vender pelo Mercado Livre.

Esperamos que este post possa ajudar você e sua equipe a melhorar o desempenho do seu negócio.

Até a próxima!

265 visualizações